Quem somos

A Escola da Cidadania é um programa destinado à formação de lideranças comunitárias, agentes de pastoral, conselheiros municipais, religiosos, educadores, estudantes, representantes de entidades da sociedade civil, associações de moradores, gestores públicos, assessores e parlamentares do Poder Legislativo e demais interessados.

O objetivo da escola é desenvolver a capacidade para a elaboração, acompanhamento e fiscalização de politicas públicas através de cursos permanentes onde os participantes tem acesso a conhecimentos específicos, como: princípios de educação popular, cidadania, participação e cultura política, Governo e Estado.

Formar agentes multiplicadores para ocuparem devidamente seu papel na sociedade, conscientes de que sua responsabilidade não consiste somente em denunciar, mas em ser agente transformador na perspectiva de uma sociedade mais humana, justa e igualitária, à luz do Evangelho e da Doutrina Social da Igreja, direitos humanos e cidadania.

A Diocese de Mogi das Cruzes (SP), por iniciativa da Comissão das Pastorais Sociais (Comissão Diocesana para o Serviço da Caridade, da Justiça e da Paz) e Fórum Diocesano das pastorais Sociais da Diocese de Mogi das Cruzes decidiu assumir este desafio na região e implantar a Escola da Cidadania.

Este projeto busca envolver pessoas, cristãs ou não, interessadas em sua contínua formação, que saibam ler os sinais dos tempos ou experimentar este caminho com sensibilidade social, capacidade de diálogo, vivência e participação no exercício de práticas libertadoras com o compromisso de multiplicar o conhecimento adquirido junto a sua comunidade e seu espaço de participação social, religiosa e politica.

O curso semestral oferecido pela Escola da Cidadania é certificado pela Faculdade de Filosofia e Teologia Paulo VI, com carga de 55 horas, onde os participantes podem optar em prosseguir nos próximos semestres, com temáticas diferentes. As aulas presenciais e gratuitas acontecem aos sábados, das 9 as 12h, na Paróquia São Sebastião localizada na Praça João Pessoa, Centro, Suzano (SP)


Realização
Comissão Diocesana para o Serviço da Caridade, da Justiça e da Paz
Diocese de Mogi das Cruzes

Bispo Diocesano
Dom Pedro Luiz Stringhini

Direção Geral
Emanuel Giusepe Gallo Ingrao

Conselho Administrativo
Pe.Ademir Andrade de Sá, Alenice de Lourdes Santos, Aparecida Senna, Adão Pereira Barbosa, Ana Paula Dantas Passos, Flávio Rodrigues, Marcio Cândido, rosenil Barros Orfão, Vitor Veira de Souza.