quarta-feira, 4 de maio de 2016

Palestra com o professor Mario Sergio Cortella e o sociólogo Rudá Guedes Ricci




Seguindo o cronograma de aulas para o 1º semestre de 2016, no último sábado (30/04),  a Escola da Cidadania "José de Souza Cândido" recebeu o professor e filósofo Mario Sergio Cortella e o sociólogo Ruda Guedes Ricci para a palestra com o tema "Escola, Educação e Construção da Cidadania". Na palestra foi feita uma "análise da educação brasileira e dos desafios da educação para a cidadania". 


A aula, que geralmente acontece na sala 4 da Casa Oblatos da Paróquia São Sebastião em Suzano, foi transferida para a igreja devido ao grande número de pessoas interessadas em participar.

Foram cerca de 300 participantes entre inscritos, convidados e alunos da Escola da Cidadania.



A palestra foi abrilhantada pela apresentação da Orquestra Dó Ré Mi, regida pelo maestro Lázaro Oliveira e composta por cerca de 40 jovens músicos.

A Orquestra Dó Ré Mi é um dos projetos promovidos pelo Serviço Promocional Nossa Senhora Aparecida de Ferraz de Vasconcelos.



Sobre a 

Escola da Cidadania "José de Souza Cândido"




A Escola da Cidadania teve inicio no 2º semestre de 2014, por iniciativa da Comissão Diocesana para o Serviço da Caridade da Justiça e da Paz - Diocese de Mogi das Cruzes.

Os alunos estudam princípios básicos da educação popular, cidadania, participação e cultura politica, com o objetivo de desenvolver a capacidade para elaboração, acompanhamento e fiscalização de políticas públicas. Na perspectiva de formar agentes multiplicadores que possam contribuir na construção de uma sociedade mais humana, justa e igualitária.

Neste semestre já foram abordados temas relacionados ao saneamento básico, comunicação, mediação de conflitos, conselhos municipais, crise política e educação, além da participação ativa dos alunos no  Fórum das Pastorais Sociais.

O curso semestral é gratuito e certificado pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) e pela Faculdade de Filosofia e Teologia Paulo VI, para alunos matriculados no inicio do semestre e com presença superior a 75%. No entanto, as aulas são abertas para a participação de visitantes e acontecem aos sábados, das 9 as 12h, na sala 4 da Casa Oblatos, na Paróquia São Sebastião localizada na Praça João Pessoa, Centro, Suzano (SP).


PROGRAMAÇÃO – Maio e Junho de 2016
atualizada em: 14//04/2016
Maio

dia   7 - Direitos Humanos no Brasil – Dr. Rildo Marques de Oliveira

dia 14 - Justiça restaurativa – Pe.Valdir João Silveira – Coord. Nac.Past. Carcerária

dia 21 - História da Igreja no Brasil – Prof. Hélio de Medeiros Vale

Junho

dia   4 - A Conjuntura Econômica do Brasil – Prof. Marcelo S. Carvalho - Unifesp 

dia 11 - Fórum Diocesano das Pastorais Sociais (em Itaquaquecetuba)

dia 18 - O Lugar da Arte em Nosso Cotidiano  – Profª Leticia Squerff – Unifesp

dia 25 - Celebração e encerramento do semestre – Dom Pedro Luís Stringhini




Um comentário:

  1. CAROS ADMINISTRADORES FOI DE ESTREMA IMPORTÂNCIA O POUCO QUE ME FIZ PRESENTE NA ESCOLA DE CIDADANIA EM 2016.POR FORCA MAIOR RESPONSABIL
    IDADE ME FIZ AUSENTE.OBRIGADO A TODOS!BREVE OS VISITAREI COMO ESCRITOR;30 DE AGOSTO 2019 LANÇO MEU LIVRO, FIDELIDADE FRATERNA.NILSON A.BARRETO.SP CEU HELIOPOLES A PARTI DAS 17 HORAS.

    ResponderExcluir