Por: Márcio Candido
A Diocese de Mogi das Cruzes por meio da Comissão Diocesana para o Serviço da Caridade, da Justiça e da Paz (Comissão das Pastorais Sociais) realizou no dia 2 de abril o Fórum das Pastorais Sociais na Região Pastoral Ferraz de Vasconcelos e Poá, sediado no Salão Paroquial Nossa Senhora da Paz na cidade de Ferraz.
Ficou definido pela Comissão das Pastorais Sociais e anunciado no Fórum Diocesano das Pastorais Sociais realizado em agosto de 2015, que a partir deste ano os Fóruns serão realizados no âmbito das Regiões Pastorais para facilitar o acesso dos participantes e no final do ciclo de fóruns em todas as Regiões Pastorais, será realizado o Fórum Diocesano.
A proposta apresentada é de que seja definido um tema único para integração de todos os trabalhos destes Fóruns que serão realizados em cada município.
O tema escolhido: “A CIDADE QUE QUEREMOS”, com o Lema: “Juntos podemos construir”, foi iniciado na Região Pastoral Ferraz/Poá. Os participantes debateram o assunto nos grupos de trabalhos temáticos: Educação, Saúde, Políticas Sociais e Setoriais, Água, Meio Ambiente e Saneamento Básico, Desenvolvimento Econômico e Social e Segurança Pública e Defesa Social.
A escolha desta temática está relacionada ao tema da Campanha da Fraternidade Ecumênica deste ano: “Casa Comum, Nossa Responsabilidade” com o Lema: Quero ver o direito brotar como fonte e correr a justiça qual riacho que não seca (Amós 5, 24). Além, é claro, também contribuir para subsidiar a política eleitoral de 2016 quanto às propostas que serão produzidas a partir das reflexões e debates deste Fórum.
O Fórum das Pastorais Sociais da Diocese de Mogi das Cruzes se define como um espaço articulador das pastorais sociais para trocas de experiências, avaliação e fortalecimento das ações pastorais e motivação para participação de eventos em comum, relacionando-se com movimentos sociais que se integram com os princípios e ações pastorais.
O Fórum contou com a participação de cerca de 100 pessoas da Região Pastoral Ferraz de Vasconcelos e Poá, além de representantes dos municípios de Suzano, Mogi das Cruzes, Itaquaquecetuba e Arujá e da cidade de São Paulo, vinculados às várias pastorais sociais da Diocese de Mogi das Cruzes, além de movimentos populares, entidades sociais, conselhos municipais, gestão pública, legislativo, empresários e outras pastorais.
Marcou presença também o Prefeito de Ferraz de Vasconcelos, José Izidro Neto, Padre Ademir, Coordenador Diocesano de Pastoral, Padre Rui, Coordenador da Região Pastoral Ferraz-Poá e os párocos das Paróquias Nossa Senhora da Paz, Padre Eduardo, Santo Antônio de Pádua, Padre Rui, Nossa Senhora Aparecida, Padre Valmir e Nossa Senhora de Fátima, Padre Romolo, o Coordenador Diocesano das Pastorais Sociais, Márcio Candido e o Emanuel da Escola da Cidadania “José de Souza Candido” da Diocese de Mogi das Cruzes.
As pastorais sociais estiveram representadas pelas Pastorais da Criança, Saúde, Fé e Compromisso Social, Menor, Carcerária, Sobriedade, Ecologia, Povo de Rua, Operária e Mundo do Trabalho e Caritas, além de outras pastorais, tais como, a Pastoral da Juventude, Familiar, Catequese, Escola da Cidadania da Diocese de Mogi das Cruzes, Amor Exigente, ECC e CPP e representantes das Paróquias Nossa Senhora da Paz, Nossa Senhora de Fátima, Nossa Senhora Aparecida, Santo Antônio de Padua e Santa Cruz e Santa Margarida D’Youville.
Entidades e movimentos populares também prestigiaram o Fórum, como o Serviço Promocional Nossa Senhora Aparecida, Central Pró Moradia (CEMOS), Centro de Juventude Santo Antônio, Fórum Municipal de Defesa da Criança e do Adolescente de Ferraz de Vasconcelos, Educar para Mudar, OIAEU, SPNSA – Cj Angelina, Seligue, CPD Negro Sim, Associação de Apoio aos Direitos Humanos do Alto Tietê, Apeoesp de Suzano, SindNapi idoso, Fundação Casa, Convento Bom Jesus e Comunidade Rosa Mística.
O próximo Fórum das Pastorais Sociais será realizado na Região Pastoral Itaquaquecetuba na Paróquia Nossa Senhora D’Ajuda, Centro de Itaquaquecetuba no dia 11 de junho de 2016.
MARCIO GOSTARIA DE TER EM MÃOS MATERIAL DA SUA AULA TRABALHO EM EQUIPE E DO SAUDOSO OSNI ÓRFÃO POLITICA PARTICIPATIVA E O QUE TAO QUANTO EDUCAÇÃO POPULAR. AGUARDO RETORNO NO MEU FACE;BREVE ESTAREI AGENDANDO UM ESPAÇO NO CEU GARDÊNIA PARA DIVUGACAO DO MEU LIVRO, CASARÃO DAS ARTES E SARAU NA GALERIA,ESCOLA PUBLICA...
ResponderExcluir